O Homem enquanto ser social partilha uma herança genética que o define como ser humano.
A nossa estrutura cerebral permite-nos desenvolver a linguagem e interpretar os estímulos provenientes do meio.
É na capacidade de o ser humano se adaptar ao meio e de transmitir ás gerações seguintes as suas conquistas, é na sua capacidade de aprender que reside a linha que distingue o ser humano do animal.
O homem só se realiza como Pessoa na relação com os outros, relação essa que tem vários níveis e assume múltiplas formas: Universalidade; Sociabilidade e intimidade.
Ao nível da intimidade a pessoa encara-se como um ser dotado de uma consciencia de si, baseada na racionalidade e nas emoções que, embora seja individual e interior, só se constroi com base em relações significativas com outros seres humanos...
Ao nível da sociabilidade a pessoa encontra-se como membro de uma sociedade organizada, necessitando de passar por um longo processo de sociabilização até que possa assumir-se como um membro ativo da sociedade a que pertence. Não se pode dizer que a sociedade é uma mera soma de individuos, uma vez que cada individuo é, em si mesmo, um produto da cultura da sociedade a que pertence...
A filosofia, a arte,a religião, a literatura, a ciência...são vias para alcançar a Universalidade, uma integração do individuo no COSMOS, no TODO, realizando-se como Pessoa, no encontro do que o transcede e pode dar um sentido à sua existência.
"Dentro de ti estão todos os que te viram como gente ou não, cada palavra que te dirigiram é uma luz ou uma ferida, às vezes, um clarão que cega ou mostra que sim, outras vezes um muro de sombra e um rio que secou sem razão porque a palavra não pode semear-se no campo largo do contentamento fazendo crescer uma floresta morta de desencanta no que podia ser um jardim ou um campo verde sem principio nem fim"
"Não podemos viver isolados porque as nossas vidas estão ligadas por mil laços invisíveis" Herman Melville
Trocando em miúdos:
* O Homem ao integrar-se na sociedade, constituída por pessoas/seres humanos têm de ter responsabilidade de cumprir as leis/regras. Caso não aconteça este cumprimento, estão
sujeitos a uma punição/sanção.
* O homem não consegue viver isolado, o homem não é um ser auto-suficiente,precisa de amor ,carinho e atenção, precisa relacionar-se (amizade ou simplesmente companhia) seja para procriar ou não se o homem vivesse isolado a espécie humana não existiria. Nascemos em uma sociedade, crescemos e morremos em uma sociedade.
Seria impossivel não manter um contato social. Ou ainda como diria o grande filósofo Teilhard de Chardin que criou a célebre frase; “no men is an island”, ou seja, “nenhum homem é uma ilha”. Isto significa que o homem não consegue viver isoladamente e precisa um dos outros para a sua sobrevivência.
Destinado aos alunos dos Primeiros anos do Ensino Médio A, B, C, D e E.
Disciplina de Sociologia, Profª. Michelli Dezani; E. E. Dona Alice Fontoura de Araújo.
Bons Estudos!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário