Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de abril de 2011

Ascenção e Queda da União Soviética

  
      Lênin foi o primeiro governante, o idealizador da Revolução Socialista.
     Com a morte de Lênin, em 1924 houve uma grande disputa pelo poder entre Trotski, criador do Exército Vermelho e ministro dos Negócios Estrangeiros, e Joseph Stalin e ministro das Nacionalidades. Lênin preferia que seu sucessor fosse Trotski, pois todos já sabiam sobre o espírito autoritário de Stalin.
      Trotski defendia a "Revolução Permanente", onde ele acreditava na implantação do socialismo em todos os países do mundo, já Stalin defendia uma tese oposta o "Socialismo num só país", pois acreditava que a URSS se tornaria uma potência mundial se fosse o único país a ser socialista.
     Com o apoio da maioria dos membros do Partido Comunista, Stalin vence a disputa e governa de 1924 até o ano de sua morte, em 1953.
     Após a tomada do poder, Stalin instaurou uma brutal ditadura. Em 1927, ele dá início ao aniquilamento  da esquerda (opositores do governo), Trotski é expulso do partido e exilado no Casaquistão. Em 1929 ele é expulso da URSS e, em 1940 é assassinado no México à mando de Stalin.
     Depois teve a liquidação da direita (aliados mas acusados de traição), todos executados.
     Stalin monta um regime de terror, vários antigos líderes revolucionários são executados. 500 000 militantes do partido foram fuzilados. Entre 1936 e 1938 foram excluídas todas as lideranças políticas que ameaçavam o poder stalinista.
     Foi implantado na URSS o "Socialismo de Estado", que era um regime político centralizado e burocrático, com um único partido e apoiado no terror policial.
    Na economia, Stalin desenvolveu uma política agrícola baseada na "coletivização forçada" e na industrialização acelerada,características dos chamados "Planos Quinquenais" (renovados a cada 5 anos).
   No discurso de 27 de dezembro de 1929, Stalin proclamou a "Grande Virada"; uma "grande revolução" na agricultura -- coletivização da agricultura e a extinção dos Kulaks como classe (camponeses ricos que possuíam grandes fazendas e faziam uso de trabalho assalariado em suas atividades) o conflito resulta em 5 milhões de mortos; são criados os Kolkoses que eram propriedades rurais coletivas onde os camponeses formavam uma cooperativa de produção agrícola. Os meios de produção (terra, equipamento, sementes, etc.) eram fornecidos pelo Estado, ao qual era destinada uma parte fixa da produção, e os Sovkoses que eram as fazendas do Estado, diferente dos kolkoses que eram coletivos.
     Com os planos quinquenais  também foram desenvolvidos projetos para a implantação da indústria pesada ou de base (metalúrgica, siderúrgica, petroquímica e de cimento). Os bens de consumo foram limitados  que se utilizassem os investimentos nessas indústrias. O analfabetismo foi erradicado. Graças aos planos quinquenais às vésperas da Segunda Guerra Mundial, a URSS já era a 3ª maior potência mundial.
     A participação da URSS na Segunda Guerra Mundial representou um novo desastre: 1519 cidades destruídas, cerca de 8000 indústrias no chão  e 20 milhões de mortos.
     Mas mesmo assim, graças ao trabalho de seu povo e de um Estado totalitário e terrorista, a URSS entra na década de 1950 como a 2ª potência mundial.
     Stalin morre em 1953 de hemorragia cerebral e é substituído por Nikita Krushev, que se demite em 1964, sendo substituído por Leonid Brejnev que governou até 1982, quando morreu vítima de uma overdose de medicamentos dada por uma enfermeira. Yuri Andropov assume o poder, mas morre em 1984 de insuficiência renal, sendo seguido por Konstantin Chernenko que já tinha idade avançada e no funeral de Yuri estava bem debilitado, doente ele morre em 1985.
   O último presidente da URSS foi Mikhail Gorbachev que iniciou um processo de abertura política defendendo a perestróika (reconstrução), para diminuir o autoritarismo, os gastos com defesa (guerras) e os problemas sociais no país e a glasnost (transparência) procurando combater a censura e a corrupção. Foi a primeira vez que um presidente soviético saiu às ruas e conversou com a população.
    Gorbachev percebeu que era impossível manter o socialismo sem  fazer comércio com países capitalistas, principalmente EUA. Por isso, aos poucos, estabeleceu acordos que levaram às lutas separatistas e ao fim da URSS, em 1992.



Destinado aos alunos do 3º ano do Ensino Médio da E.E Alice Fontoura de Araújo!
Bons Estudos
Profª. Michelli Dezani

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Produção de Lixo e Poluição Ambiental

 
        Nós humanos inventamos muitas coisas legai: a lâmpada, a televisão, o computador, a comida industrializada, ar condicionado, avião e até foguetes para chegar à lua o homem inventou.
      Mas tudo isso, acaba mais cedo ou mais tarde virando lixo.
      Antes dos seres humanos na Terra, não existia lixo, pois na natureza nada se perde, tudo se transforma. A comida de hoje era fertilizante da comida de amanhã e assim se tornava um ciclo perfeito.
      Cada pessoa produz em média 1,5 quilos de lixo por dia.
      Seria pouco se fôssemos  trinta pessoas no mundo inteiro, mas nós somos 7 bilhões, aí a coisa fica um pouco complicada.
      O Brasil produz em média 240 toneladas de lixo por dia, só no Rio de Janeiro são 9 toneladas diárias e em São Paulo esse número é de 17 toneladas de lixo diária.
     Lixo é tudo aquilo que não tem utilidade. E grande parte do material encontrado no lixo pode ser selecionado e vendido para ser reciclado e sustenta milhares de famílias de catadores no Brasil, onde  hoje estima-se que 1 entre 1.000 pessoas seja catador(a), e desses 3 em cada 10 catadores gostariam de continuar na cadeia produtiva da reciclagem mesmo que tivessem uma alternativa. Estes têm orgulho de ser catador.
     


"Pense Nisso"


Algumas atitudes corretas de cada um de nós pode nos levar a ter um mundo melhor para as gerações futuras, façamos então a nossa parte, sem nos preocuparmos se o nosso vizinho ou amigo faz o mesmo.


Profª. Michelli Dezani


Bons estudos aos alunos do 3º T.A da E.E Alice Fontoura de Araújo.